Taroterapia nos dias de hoje

Taroterapia mais uma ferramenta para auxiliar em seu equilíbrio espiritual

O Tarot por ser poderoso instrumento simbólico, ajuda-nos a compreender melhor nosso inconsciente. Como se fossem ganchos, as lâminas resgatam potenciais internos não explorados, invisíveis à consciência, ajudando-nos a reelaborar informações e orientar em algumas importantes questões pessoais.

Utilizado há séculos como instrumento oracular, seu simbolismo não perdeu a forma para nós; pelo contrário, ele está mais vivo e atual como nunca, pois supre importantes lacunas impostas pelos males do mundo à nossa psique.

Como surgiu a taroterapia ou Tarot Terapêutico

taroterapia

A Taroterapia e Jung

Como disse em Terapia, qualquer técnica que trabalha a “cura da alma”, torna-se automaticamente um apoio terapêutico.

Nesse caso, ele é feito dentro de uma atmosfera simbólica, onde as imagens arquetípicas das lâminas sugerem uma auto-avaliação ou uma profunda reflexão sobre nossa postura interior, quem somos, para onde vamos e o que queremos.

Carl Jung

Carl Gustav Jung nasceu em 1875, na Suíça. Religiosa, sua família influenciou bastante na psicologia que seria desenvolvida pelo psicólogo, e também levando Carl a procurar leituras sobre filosofia e religião desde cedo.

Entrou na universidade de Medicina e já nesse tempo começou a se interessar pelos fenômenos psíquicos. Foi em 1900 que Jung passou a ser interno na Clínica Psiquiátrica Bugholzli, localizada em Zurique.

Quatro anos depois, já tinha montado um laboratório experimental, onde surgiu o seu famoso teste para o diagnóstico psiquiátrico de associação de palavras, reestruturado e usado por inúmeros profissionais.

A partir daí, Jung foi criando uma boa reputação no meio, exemplo disso foi o convite para a cátedra de professor de psiquiatria na Universidade de Zurique, em 1905.

E é exatamente nessa época que se inicia o contato entre Jung e Freud. Ambos dividiam idéias e objetivos, de tal forma que se tornou inevitável a aproximação e relação de colaboração que os dois passaram a estabelecer.

Porém, a colaboração dos dois chegou ao fim, com Jung de um lado, sem aceitar potente influência que Freud atribuía aos traumas sexuais e Freud, por outro lado, sem admitir os fenômenos espirituais – usados por Jung – como fontes de estudo.

E assim cada um seguiu seu caminho. Jung destacou-se no uso das técnicas de estudos de desenhos e sonhos, ou seja, o estudo do inconsciente humano.

Seus estudos viraram livro, “A Psicologia do Inconsciente”, publicado em 1917. Tendo publicado dezenas de outros estudos e trabalhos, Jung escreveu, aos 80 anos, um livro de memórias, aclamado pela crítica especializada.

O pai da psicologia analítica morreu em 1961, em Zurique, mas o seu legado permanece até hoje, influenciando campos do conhecimento como antropologia, sociologia e, claro, a psicologia.

Acrescentar os símbolos contidos no Tarot em uma consulta particular, exprimem todos nossos anseios secretos, nossos medos, nossas fugas, nossas incertezas, mas também, o antídoto para lidar com todas as dificuldades e bloqueios impostos pelas frustrações, traumas e repressões.

Notamos com o tempo que não bastava apontar para os consulentes o que viria logo a seguir, e nem o que ocorrera há muito… Sentimos que era preciso conscientizar para viver bem o agora e preparar a pessoa para um futuro melhor.

Ora, era preciso também um acompanhamento quase psicoterapêutico que “mantivesse viva a chama” de querer se superar e prosseguir corajosamente na jornada do autoconhecimento. Daí veio à necessidade dos recursos das Essências Florais, como combustível indispensável para sedimentar todo processo acima descrito. Os Florais reforçam a necessidade de nos melhorarmos e consequentemente nos apóia na dimensão psico-espirito-emocional ajudando no combate inclusive das ditas doenças psicossomáticas.

Portanto realizando ao menos uma consulta de tarot por semana, o trabalho terapeutico se torna pleno e eficaz, tranquilizando o cliente por ter todas as informações em seu domínio, lembrando-o de seu pró-labore interior, ao mesmo tempo sendo uma garantia para a confirmação das previsões feitas nessa área, pois vizivelmente terá uma melhora através da TAROTERAPIA.

Taroterapia comprovada por Jung

Uma forma de entender o funcionamento desse sistema é conhecer alguns conceitos, amadurecidos pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, que revolucionaram a psicanálise.

Jung acreditava que todas as experiências que vivenciamos (da que classificamos de extrema importância, ao banal ato de escovar os dentes) ficam registradas em nossa psique.

jung

A maior parte delas vai se acomodar em alguma parte do inconsciente individual, sob a forma de símbolos. Eles vão influenciar diretamente nossos comportamentos, sentimentos e escolhas. No entanto, a mente não se limita a isso. Podemos acessar um conteúdo bem maior e mais rico: o inconsciente coletivo.

É como se toda a humanidade respirasse uma mesma atmosfera de conhecimento simbólico, agregado em forma de arquétipos. Eles poderiam nos influenciar tanto quanto os símbolos presentes no inconsciente individual. Isso explicaria a presença de lendas, heróis e divindades com desfechos e perfis semelhantes, reverenciados em mitologias de diversas culturas.

Por exemplo: Vênus, Afrodite e Oxum representam o mesmo arquétipo de feminilidade, sedução e amor, da mesma forma que Marte, Ares e Ogum assumem o caráter guerreiro, decisivo e impulsivo. As cartas do tarot representam esses e diversos outros arquétipos, que experimentamos diariamente em nossas vidas: sejam eles representados por nós mesmos, por personagens do cinema ou por pessoas que agem como instrumento para nosso crescimento, e atualmente é amplamente utilizada tanto por psicólogos, como por terapeutas holísticos como forma de tratamento através do tarot, conhecida como taroterapia.

A Caminhos do Sol tem duas formas para você realizar sua taroterapia

Agende sua consulta de Taroterapia pessoalmente com os melhores profissionais do Brasil.

Sample Heading

Uma segunda forma inovadora que só a Caminhos do Sol têm, faça sua Taroterapia sem sair de casa, de qualquer lugar a qualquer hora, teremos sempre um terapeuta para te ajudar, basta ligar em um de nossos telefones e agendar sua consulta.